Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Novidades e Eventos

Beber chopp você sabe, mas e degustá-lo? 09/08/2016 - Beber chopp você sabe, mas e degustá-lo?

Beber chopp você sabe, mas e degustá-lo?

Existem duas maneiras de se olhar para uma cerveja e, por consequência, de a saborear: uma primeira perspectiva, passa por a considerarmos como um mero refresco ou como uma boa forma de acompanhamento de qualquer refeição mais condimentada; a outra forma leva-nos a escolhermos a cerveja consoante o nosso gosto, o momento, a refeição ou até as condições climatéricas que existam. De fato, tal como o vinho, também as qualidades das cervejas devem ser apreciadas e saboreadas. Deve-se observar a cor, a espuma, o aroma e todos os aspectos do seu sabor que nos chamem a atenção, quer seja pela positiva ou pela negativa. Confira dicas simples para você apreciar melhor sua bebida favorita usando os cinco sentidos.

 

CINCO PASSOS PARA APRECIAR UMA CERVEJA

 

1 - Audição
Aquele barulho da tampa da garrafa ou da bebida preenchendo o copo já indica que você está perto de tomar uma cerveja, seu cérebro identifica que você está prestes a se deliciar com uma gelada.

2 – Visão
Você precisa olhar a cerveja ao colocá-la no copo, preferencialmente servindo num ângulo de 45 graus. Você identifica se é incorporada ou vê e o creme, que é fundamental para sentir os sabores e o aromas da bebida.

3 – Olfato
O terceiro passo é cheirar a cerveja. Você vai sentir os aromas que identificam o processo de produção, como a presença maior ou menor do lúpulo, por exemplo.

4 – Paladar
O passo mais esperado pelo público que acompanhou a aula foi o quarto, do paladar, claro, porque chegou a hora de provar a cerveja. É preenchendo a boca com um bom gole que você sente os sabores, como o amargor de cada estilo.

5 – Tato
O tato é o quinto e último passo. Não, você não vai tocar no líquido da cerveja. Mas você sente na boca a densidade e a textura da bebida. O teor alcoólico também é sentido pelo tato. Quanto maior o teor alcóolico, maior a sensação de aquecimento. O tato também aparece quando você sente a garganta resfriando com uma gelada.

Voltar