Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Novidades e Eventos

Indicação de calorias em embalagens de cerveja é necessário? 16/08/2016 - Indicação de calorias em embalagens de cerveja é necessário?

Nos Estados Unidos, todas as embalagens de cerveja vão mudar em um futuro próximo.

O design das embalagens, contudo, não mudará de logo ou logotipo.

A novidade será a presença da tabela com informações nutricionais, onde será obrigatório citar o valor calórico da bebida.

O Beer Institute, influente organização que reúne fabricantes e grupos como Anheuser-Busch, HeinekenUSA, MillerCoors, North American Breweries e Craft Brew Alliance, encabeçou a campanha pela mudança.

As marcas presentes no grupo respondem por 81% das vendas nos EUA - daí seu alto poder de influência e mobilização.

Além disso, as novas embalagens deverão trazer os ingredientes da bebida de forma mais clara e também a data de produção, garantindo o frescor do produto.

Os dados poderão vir no próprio recipiente (lata ou garrafa), em uma embalagem secundária ou em um site, que deverá ser acessado via QR Code presente no rótulo.

A iniciativa promete criar uma nova rodada de mudanças no design dos rótulos e embalagens. Marcas terão de adequar seus desenhos para incluir a tabela.

As marcas estão participando voluntariamente da iniciativa do Beer Institute.

Segundo o Beer Institute, os consumidores americanos já verão nas prateleiras as cervejas com informações nutricionais.

Pequenos produtores (os "brewers") e importadores se adequarão aos poucos, até 2020.

Em 2013, o Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau dos EUA já tinha sugerido que marcas cervejeiras deveriam (e poderiam) incluir a nova tabela nutricional, mas não era algo mandatório.

E você, acha que essa alteração é necessária aqui no Brasil?

Voltar